A Importância das Rotinas na Nossa Vida
Temos vindo a falar ao longo deste mês, da estrutura e independência, e por sua vez da falta de acção que por vezes não te permite agir.
A acção é a chave necessária para a transformação, seja qual for a área da nossa vida.
No entanto, muitas das vezes nós até sabemos o que é necessário realizar, mas algo em nós nos bloqueia.
A mente fica confusa, o corpo não age e os sonhos e metas uma vez mais ficam por realizar.
Tudo isto acontece devido a uma série de condicionantes, que vão desde o teu estágio emocional, à forma como te alimentas e como é gerido o teu dia-a-dia.
Muitas são as vezes em que não organizamos os nossos dias. Apenas mentalmente registamos os horários de trabalho, compromissos entre outras acções, básicas da nossa vida. No entanto existe muito mais que pode ser feito, para que te organizes melhor e tenhas tempo para criar rotinas que te vão ajudar a sair do piloto automático que por norma te encontras.
Ter uma estrutura do nosso dia planeada, significa colocar nessa estrutura todas as tuas necessidades básicas, horários de trabalho e compromissos, momentos de descanso, autocuidado e de lazer.
Desta forma, é um compromisso contigo mesmo, em que assumes as tuas tarefas, mas também priorizas o teu devido descanso.
Os nossos dias e semanas, devem ser pautados deste equilíbrio, para que não caias em nenhum dos extremos, e vivas de formar harmoniosa.
Mas podes estar a questionar-te, como é que isso te vai ajudar a ter mais acção?
Vai permitir que te comprometas contigo mesmo, vai permitir que faças mais coisas por ti ao longo dos dias. Vai também ajudar-te a valorizares mais tudo o que fazes num dia, e não só a focares no que não foi terminado.
Desta forma vais poder ganhar mais confianças em ti, valorizar-te mais.
Ao sentires que na tua rotina és organizado e cumpres com o que te propões, leva-te a ter emoções positivas e potenciadoras que por sua vez vão ajudar-te a criar um caminho mais sólido para atingires os teus sonhos e metas.
Também é bom que quebres a rotina, dentro da tua rotina, ou seja, que te desafies a mudar a forma como realizas as tua tarefas e acrescentar novas ao teu dia.
Desta forma vais sair da tua zona de conforto, algo que numa fase inicial não será assim tão prazeroso e confortável, mas com a consistência vais perceber que traz ótimos resultados ao teu dia.
A consistência é a chave para que consigas mudar hábitos, padrões de pensamento e formas de estar. Não adianta criares uma rotina e só a realizares uma vez ou poucas vezes, pois ela não te vai trazer logo feitos imediatos, é preciso que a vivencies o mais possível, para que a possas ir ajustando e medir resultados.
O nosso cérebro aprende por repetição, logo ele consegue modificar quaisquer hábitos, formas de pensar ou agir.
Assim, as rotinas vão ser a base para que possas começar a ver os teus objetivos e metas mais de perto, criares ali uma fonte de força e segurança para ti próprio.
É importante então, que na tua lista estejam as tarefas bases e obrigatórias como também momentos de descanso e autocuidado, como já foi referido acima.
Sem um bom descanso e pequenos atos de amor para ti próprio, vais chegar a um momento em que sentes pressão e cansaço. Algo que te fará voltar a ter falta de acção, pois a tua mente ficará subcarregada, e não irás usufruir do caminho.
Por isso é tão importante escolheres uma boa forma de iniciares o teu dia.
Uma rotina matinal diferente, nem que seja apenas 10 min, dedicados ao exercício, à leitura ou qualquer outras coisa que te permita acordar, parar e ter o teu momento antes de todo o dia começar.
Escolhe também nas tuas pausas de almoço e ao final do dia, guardares espaço para fazer algo que gostes e te nutra.
Mas também nas tuas atividades base, como comer, vestir, cuidar da casa até mesmo a forma de trabalhar, desafia-te a mudar. Troca a ordem de tarefas, experimenta coisas novas, procura frequentar cursos, grupos ou ler novas temáticas.
Para além desta questão das rotinas, a nossa alimentação e terapia emocional são importantes.
Ambas estão diretamente ligadas à forma como nos sentimos e agimos.
Então procura ajustar a tua alimentação às tuas necessidades, e procurar ajuda terapêutica ou de amigos, que sejam bons ouvintes, onde possas conversar sobre o que sentes e encontrar outras perspetivas que te vão ajudar a lidar melhor com os teus desafios.
Deixo então aqui 7 sugestões para começares já hoje a agir :
– Cria uma nova rotina matinal. Acorda 10 min mais cedo, lava a cara com água fria, bebe líquidos e procurar ir alongar o corpo, ler, meditar ou ouvir algo que te dê animo;
– Organiza o teu dia no dia anterior, e começa a colocar todas as tua acções por escrito. desde que te levantas até que te deitas;
– Não coloques muitas tarefas para um só dia, começa gradualmente;
– Cria também espaço para momentos de lazer e autocuidado no teu dia-a-dia;
– Troca a ordem com que por norma executas as acções básicas do dia-a-dia;
– E regularmente desafia-te com algo novo que te leve a sair da zona de conforto.
Vamos lá já hoje começar a escrever as novas páginas da tua vida?
Se ainda não ouviste o nosso podcast desta semana, convidamos-te a ouvir e desta forma a conseguires compreender ainda melhor esta questão da falta de ação e como resolvê-la.
Mantra do mês:
“Eu tenho em mim toda a leveza e coragem para ser feliz e realizar os meus sonhos”
(Repete Várias vezes ao dia)
Com amor,
Sara Carvalho
Terapeuta de desenvolvimento pessoal, life coach e professora de Yoga