No products in the cart.

Top

Ação movimento de vida

Partilhar posdcast

Ação movimento de vida

 

Somos nós, que optamos, consciente e inconscientemente, entre a inércia é a acção. Quando falo em ação, refiro-me simplesmente, fazer alguma coisa no movimento da vida. Se ficarmos parados dentro dos muros ou barreiras que criamos mais nos retraímos, perante os desafios que a vida coloca no nosso caminho.Se pensares bem, em muitos momentos da tua vida já te deparaste com a falta de acção, mesmo para colocares em prática situações que seriam benéficas para a tua vida.

 

Neste caso somos deparados com opções de escolha, agir ou não. No entanto, são muitas as pessoas que relatam, querer agir, mas algo as bloqueia.

Este bloqueio tem como causa, um conjunto de emoções, que são o resultado de experiências que vivemos nas nossas vidas, onde nas quais não nos sentimos bem.

 

Essas emoções passam a ser vistas pelo nosso subconsciente, como medidas de proteção, gatilhos e crenças, que na hora de nos desafiarmos e nos deixarmos ir saindo da nossa zona de conforto, elas vão ser ativadas como bloqueadores de acção, como se nos estivessem a proteger de sermos, por exemplo, julgados, de correr bem ou mal e principalmente medo do desconhecido que não controlamos.

 

A neurociência estuda o nosso cérebro, e faz esta analogia entre as nossas experiências, as nossas perceções dessas experiências e de todo o funcionamento do cérebro.

Entre muitos estudos, foi já analisado, que o nosso cérebro é tendencialmente, mais negativo que positivo e por norma age movido por prazer. Por isso é nos tão difícil realizar tarefas que no seu efeito imediato o cérebro não identifique como prazerosa.

 

Quando queremos fazer um desporto, o que para grande parte das pessoas é visto como pouco prazeroso,o próprio sistema não o vê como prazer, então deixamos para amanhã, ou para depois. Quando deixamosque este ciclo de procrastinação, assuma o controlo, estes conduzem à inércia, ásolidão e vão desencadear outros problemas de saúde.

 

No entanto o nosso cérebro tem poderoso mecanismo de aprendizagem. O que nos ajuda também, a em poucos meses mudar qualquer hábito em nós e na nossa vida.

Precisamos acima de tudo é aceitar e reconhecer que esses hábitos, atitudes, formas de pensar, nos estão a prejudicar. Identificar os nossos mecanismos de defesa para depois começar, como muita força de vontade e confiança em nós, a implementar as acções que nos vão conduzir às mudanças necessárias.

 

Ao conheceres estes mecanismos defesa, podes lutar contra estes estados com a ação, agir é a solução,porque uma coisa que o nosso cérebro tem de bom é a aprendizagem por repetição, então repete e repete.

 

Sabes,conseguir ter uma vida simples e com acção pode ser diferente para cada pessoa.No meu caso já estive dentro da minha fortaleza várias vezes, somente para me proteger, porque achava que assim não sofria mais, nem de perdas efectivasnem de relacionamentos.

 

E sim isolei-me do mundo.Mas foi nestes momentos e em meditação, que fui levado a uma profunda reflexão e lá consegui ver que a minha vida estava apassar por mim sem eu a viver, é nesta tomada de consciência que a necessidade de agir aparece, e nós dizemos basta a este estágio de inação.

A vida não são só rosas singelas e belas, complementa-se com os espinhose são eles os desafios que proporcionam as aprendizagens,que nos motiva enos dá forças que nem as conhecíamos.

 

Nunca é demais falar deste assunto, no que aprendi ao longo dos anos da minha vida, para conseguir chegar ao meu objetivode simplesmente saber viver tranquilamente.

Mas foi compequenos passos que consegui recuperar a minha força interior, umas vezes com a ajuda real da natureza humana, os amigos do coração, mas só foi possível quando os deixei aproximar e reconheci que precisava de mais umas mãos, não era preciso viver tudo sozinho, e que esta fase não fazia de mim fraco, mas sim forte o suficiente para pedir e aceitar ajuda.

 

A vida também nos abana, e não gostamos de mostrar essa parte frágil de nós mesmos.

Um outro fatorque é, e foi para mim, uma grande ajuda, foi tera própria natureza como terapia.Ela tem um grande impacto na nossa vida, quando deixarmos a suaatmosfera pura nos envolver, pois nós dependemos da natureza para sobreviver.

 

Entãoela tem tudo para nos ajudar, só temos de nos conectar e deixar queas energias subtis se fundam a nível sensorial,é um mundo mais que material.

 

Fazer um pequeno passeio de 30 minutos por semana, num parque arborizado, num bosque, em suma na natureza, mas em presença e com algumas técnicas de conexão, vai recarrega as energias, limpar a mente e tornar a vida mais leve.

Reforçao sistema imunitário, aumenta a resistência do corpo contra as doenças e a sua capacidade de lutar contra elas, e diminuir o tempo de convalescença de cirurgias e estados de doença.

 

Consegue-se esta conexão na atmosfera rica da natureza, ondecomeçamos por desacelerar do dia-a-dia.

 

Os benefícios são muitos,tais como:

 

Reduzir o stress, e os vários sintomas que lhe estão associados.

Desde a ansiedade, as dores de cabeça, as alergias, a tensão e a fadiga, diminui o ritmo cardíaco e normaliza a tensão arterial.

 

Para que possas começar já hoje, a criar uma nova rotina, como um agende calmante para que possas depois, indicar um trabalho mais profundo, sugerimos:

 

5 formas de usar a natureza como potenciadora, da acção na nossa vida:

 

 

  • Vai para a natureza e, respira,relaxa,caminha,toca,escuta, e sente lá no teu mais profundo ser.

 

  • Aproxima-te de uma árvore devagar e calmamente, sem pressa e silenciosamente, sentindo com os olhos fechados para que a visão não distraia a mente, simplesmente sentir com todos os sentidosestaprática, reduz os níveis de cortisol(hormônio do stress), diminui a pulsação e a pressão arterial e interfere no sistema nervoso simpático e no parassimpático.

 

  • Ao fazer alguns exercícios respiratórios na atmosfera da floresta, eleva-se o oxigénio no organismo, e assim consegue-se reproduzir o efeito que os fármacos no organismo como os anti-depressivos.

 

  • A vitamina D é importante para a saúde mental, e ela só pode ser produzida pelo organismo quando está em contato com o sol, aproveitar uns minutos por dia desta energia e juntar um simples passeio na natureza, pode fazer milagres na saúdetanto física como espiritual, conseguimos ter este milagre com um dia de retiro na floresta que se reflete-se na boa disposição e no bem-estar geral do organismo.

 

  • Há infinitas possibilidades de te conectares, podes cheirar uma folha, escutar o canto dos pássaros, acariciar um tronco de uma árvore, sentir a terra molhada, ver a trajetória de uma formiga, de uma ave, ou apenas e só ficar quieto em silencio com a natureza sentado no chão ounuma pedra, sem presas, sem preocupações de tempo.

 

Desta forma, com este simples e pequenos convites, vais conseguido dia após dia, conquistar um pouco mais na tua vida. A energia de acção gera ainda mais acção, logo vais começar a sentir vontade de fazer mais coisas e de descobrir quantas mais serão possíveis, levando te a sair do estágio de estagnação onde te encontravas.

 

Lembra-te que o importante não é o quanto fazer, mas sim a consistência que lhe aplicas. Mais vale uma caminhada contemplativa de 30 min todos os dias, que uma de 1h hora que só é realizada uma vez.

 

Se ainda não ouviste o nosso podcast desta semana, convidamos-te a ouvir e desta forma a conseguires compreender ainda melhor esta questão da falta de ação e como resolvê-la.

 

Com amor e luz,

Élio Costa,

Terapeuta Hatmara  e professor de meditação

Vibranatur®

Artigos relacionados
Segue-nos nas redes sociais!
Entra no nosso canal de telegram e recebe conteúdos exclusivos!
Vibranatur - Todos os direitos reservados © 2021

Subscreve a nossa newsletter

v

Attttt vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos qui blanditiis praesentium voluptatum.

Guia Prático

Faça download do nosso guia prático gratuito.
Download

Enviar link de download para:

Confirmo que li e aceito a Política de Privacidade.

You don't have permission to register

Reset Password