No products in the cart.

Top

Como a falta de acção nos limita

Partilhar posdcast

A falta de acção é um desafio na tua vida?

 

Levamos até ti 9 formas de dinamizares o teu potencial, e colocares em ação tudo o que vai na tua mente!

 

A vida é ciclo que cada vez passa mais rápido e traz consigo uma série de desafios e exigências que nem sempre se consegue acompanhar. Este ritmo acelerado e cheio de estímulos em que vivemos, leva a que a nossa mente fique cheia e muitas vezes confusa, onde não paramos para nos observar ou sequer sentir. Um problema que tem vindo a desgastar a saúde mental e por consequência também a física. Muitas são as vezes em que nos sentimos frustrados, por querer realizar uma acção simples que sabemos que irá ajudar a melhorar a nossa vida, mas ainda assim não a executamos.

Esta falta de acção leva a que se coloquem questões como:

 

Porque não levamos a cabo as ações que pensamos quando acordamos? Porque não arriscamos?

Porque pensamos em fazer uma coisa e depois não agimos?

 

Ao longo da nossa vida, vamos desenvolvendo perceções e interpretações que vamos usando connosco e com o que nos rodeiam: o mundo, a família, o trabalho… Estas perceções e interpretações vão criando no cérebro um quebra-cabeças:

 

será que devo? O que vão os outros, pensar? E se… Questões estas que levam, por norma, à inação (escolha cerebral e racional) uma vez que o cérebro fica muito mais na sua zona de conforto.

 

Está cientificamente provado que o cérebro humano regista de forma mais profunda e associada uma inação do que uma ação, pois isso é-lhe mais confortável.

 

Muitas das questões acima referidas são crenças limitantes (também existem crenças potenciadoras) que geram pensamentos rápidos, automáticos e distorcidos que ajudam a manter o círculo vicioso da inação. É no pensamento que está o nosso potencial e ele é a base do nosso sucesso ou insucesso, veja-se então: O não arriscar, o não levar a cabo, o não agir vem deste círculo vicioso que pode ser interrompido com pequenas acções do dia a dia e, em simultâneo, trabalhado com terapias/coaching por forma a identificar e resinificaras crenças.

 

Quando estamos neste quadro de inação, é importante criar rotinas. Sem rotinas é como se não nos comprometêssemos com o nosso próprio dia. Encontrar uma motivação é outros dos pontos importantíssimos para nos ajudar a levar a cabo as rotinas e as acções necessárias que nos vão ajudar a sair deste estágio. A rotina irá trazer a estrutura ao teu dia, a motivação vai ajudar-te especialmente nas horas de maior dificuldade.

 

Vejamos, todos nós vamos trabalhar mesmo que não nos apeteça sair da cama ou ir para o local, no entanto, precisamos de fazê-lo, pois está em causa o nosso sustento.

 

Então aqui o horário traz a estrutura, ou seja, um horário e tarefas a executar durante o dia, e a motivação é o teu ordenado, pois ele é o meio que tu irás atingir o fim de suportar as tuas necessidades básicas no mínimo, como pagar as tuas contas. Percebes agora a importância de trazer esta analogia ao resto das áreas da tua vida?

 

Para que possas já hoje começar a virar mais uma página da tua vida, sugerimos algumas dicas para interromper o círculo vicioso dos pensamentos que te conduzem à inação. No próximo mês arrisca:

 

  • Faz uma reflexão sobre as áreas da tua vida que estão mais frágeis e inativas;

 

  • De seguida começa por escolher trabalhar uma delas;

 

  • Organizar por escrito uma lista de ações necessárias para melhorar essa área;

 

  • Sente uma motivação forte, que te faça mover mesmo quando não tens vontade;

 

  • Faz de 1ª hora do teu dia, a tua hora sagrada (medita, faz exercício, cuida de ti, organiza o teu dia, as tuas refeições ou o que traga calma e ajude-te na tua organização);

 

  • Coloque-te a ti mesma 3, pequenas tarefas que andas a adiar (1xpor semana, ginásio, 10 minutos de leitura por dia, 1 telefonema por semana a alguém especial…);

 

  • Anota tudo na tua agenda (Desta forma deixas o teu cérebro mais livre e, se for uma agenda física, vai colocando vistos nas tarefas cumpridas, vais sentir-te com mais coragem para as outras tarefas)

 

  • No final do dia comemora as tuas próprias vitórias.

 

Comemora tudo o que conseguiste realizar, mesmo que tenha sido só um dos itens da tua lista.

 

Hoje um amanhã será outro, e no final da semana terás realizado muito mais tarefas e ações do que antes em que nada era feito.

 

Dá-te a ti um mimo, quer seja ver uma série, comer o teu prato favorito o que sintas que te faça sentir feliz. Faz deste mês o início do teu novo caminho. Fica atento às nossas redes sociais e aqui ao nosso blogcast, onde todas as semanas vão chegar até (ti) mais dicas e explicações que vão decerto ajudar-te a voltares a ser tu e a sentir alegria e felicidade na tua vida.

 

Se ainda não ouviste o nosso podcast desta semana, convidamos-te a ouvir e desta forma a conseguires compreender ainda melhor esta questão da falta de ação e como resolvê-la.

 

Mantra do mês:

 

“Eu tenho em mim toda a leveza e coragem para ser feliz e realizar os meus sonhos”

 

(Repete Várias vezes ao dia)

 

Com amor,

Vibranatur

 

Artigos relacionados
Segue-nos nas redes sociais!
Entra no nosso canal de telegram e recebe conteúdos exclusivos!
Vibranatur - Todos os direitos reservados © 2021

Subscreve a nossa newsletter

v

Attttt vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos qui blanditiis praesentium voluptatum.

Guia Prático

Faça download do nosso guia prático gratuito.
Download

Enviar link de download para:

Confirmo que li e aceito a Política de Privacidade.

You don't have permission to register

Reset Password