No products in the cart.

Top
Image Alt

ngura

Milene Lopes Domingues

Iniciou o seu percurso profissional como Designer, tendo completado a Licenciatura em Design pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2000.  

Nesse mesmo ano frequentou summerschool no Vitra Design Museum , orientado pelo RoyalCollegeofArt.Foi nessa altura que percebeu o quanto os objetos e espaços que nos rodeiam interferem na nossa saúde física e emocional. 

Apaixonada por viagens e pela sabedoria ancestral, visitou comunidades indígenas na Amazónia e de forma autodidata continua até hoje a estudar a sabedoria de povos antigos, em particular a medicina das plantas e rituais sagrados.

A sua busca pelo conhecimento leva-a a estudar medicina chinesa na UMC, presidida pelo Dr. Pedro Choy, 2010.

Fez formação em Terapia de Rotações, uma extensão da Medicina Antroposófica, 2016. Esta Terapia está baseada no desenvolvimento harmonioso do Sistema Nervoso e do Sistema Muscular.

Fez formação em Guia de Banho de Floresta e Profissional de Medicina da Floresta, pelo ForestTherapyInstitute, 2019.

Atualmente estuda BioenergeticLandscape, pela Archibio, em Itália. Tendo terminado o primeiro nível do curso em 2019.

Neste momento está a fundar a Ngura – Floresta de Cura, com a intenção de plantar a primeira floresta de cura do país.

Sobre o projeto NGURA:

Ngura, é um sentimento de pertencer a casa e à terra. Não se refere apenas à nossa casa, mas onde quer que estejamos a qualquer momento. Onde quer que estejamos é da nossa responsabilidade conhecer esse lugar e cuidar dele.

 

É este o sentimento que vem de dentro quando olho para mim. Um sentimento de pertencer a esta Terra, a nossa casa, que me faz levantar todos os dias com alegria e propósito e que me levou a iniciar a floresta de cura – a Ngura. 

 

Para muitas pessoas, a natureza é apenas uma fonte de alimentos e de materiais para as coisas serem produzidas e consumidas. Neste conceito, não há reconhecimento pelos sacrifícios feitos pelos nossos parentes vivos do mundo natural, como animais, plantas, árvores e insetos.

 

É a partir dessa gratidão e apreço que curamos o nosso vazio e restauramos o nosso interior. Este é o verdadeiro alimento e nutrição que as nossas almas e psique anseiam.

 

“Nós somos apenas Zeladores pelo nosso tempo nesta Terra, pelos filhos de nossos filhos que virão atrás de nós. Nós não somos os donos, somos os cuidadores, essa é a lei da sobrevivência para cada um de nós. Cuidem de tudo, cuidem um do outro. Quando começamos a cuidar do que precisa ser cuidado, que é a Mãe Terra, dos nossos cursos de água, do nosso ambiente, do nosso ar. Temos mesmo de o fazer. Somos zeladores da Mãe Terra. Vamos cuidar, vamos ser assim. Saber que é para os filhos dos nossos filhos e não para nós abusarmos”. Bob Randall

 

É hora de assumirmos a responsabilidade pelo desenvolvimento da nossa consciência, do nosso corpo e espírito, para que possamos estar livres de conceitos errados e mal-entendidos. 

 

Ngura a floresta de cura surge deste sentimento e deste pensamento de começar a fazer algo. Algo por nós, algo pelos que ainda aí vêm, de honrar este planeta que me tem acolhido e cuidado. 

 

Neste momento existe 2 hectares de terra que já começou a ser plantado, com espécies arbóreas indígenas de Portugal continental. No total já foram plantadas cerca de 1500 árvores. E neste momento temos cerca de 100 árvores em viveiro prontas para ir para a terra. 

 

O objetivo é plantar uma floresta idêntica a dos nossos antepassados.

As culturas antigas, mais relacionadas ao valor da perceção dos fenómenos naturais, foram capazes de reconhecer o poder terapêutico da natureza através do contato físico com as árvores, a fim de recarregar o organismo com força vital. As descobertas científicas do século passado confirmam estas perceções antigas: homem, animais e plantas emitem campos eletromagnéticos fracos, mas específicos, estritamente condicionados pelos presentes na nossa biosfera. 

 

Graças às medições precisas, as árvores são localizadas com alta precisão e com procedimentos específicos ao longo do caminho seguido por esses vetores, que recolhe as informações bioeletromagnéticas da planta. O que permite criar áreas bioenergéticas bastante grandes.

 

Ficar alguns minutos nestes espaços facilita e nutre as funções de bem-estar  vitais dos nossos órgãos (sistema imunológico, circulatório, fígado, tiroide, entre outros) e envolve uma recuperação mais intensa e eficaz do stresse.

 

“Por exemplo, carvalho (quercusrobur) é uma árvore com uma excelente resistência e particularmente benéfica para o sistema cardiovascular, imunológico e endrónico, bem como para os órgãos reprodutivos. O freixo tem uma excelente influência terapêutica no que diz respeito aos rins, bexiga, sistema linfático, todos os órgãos que relacionados com os fluxos líquidos do corpo.

 

A busca ou verificação da sua localização exacta ocorre com extremo rigor, graças a medições eletromagnéticas muito precisas a serem realizadas no local e nas próprias árvores. Isso gera áreas de bioenergia bastante vastas, estendidas em alguns casos até dezenas de metros de distância das plantas e a largas centenas de metros quadrados, onde uma qualidade eletromagnética da biosfera é mensurável, dependendo do tipo de árvore que usamos e as suas propriedades específicas.

 

O antigo gesto de abraçar uma árvore alcança um significado mais alto, pois coloca-nos em contato com as reais emissões de energia capazes de ativar mecanismos de bem-estar, assim como caminhar numa floresta permite-nos mover e descansar num ambiente profundamente influenciado pelas propriedades bio-eletromagnéticas das árvores, transformando estes passeios em momentos de terapia energética com resultados finais muito positivos.

 

Daí, ser cada vez mais importante existirem espaços verdes onde o nosso corpo se possa regenerar, curar, nutrir, proteger.

 

NGURA, Floresta de cura, tem a intenção de crescer a partir destes estudos, “uma floresta Bioenergética”, capaz de otimizar e ampliar conscientemente as ressonâncias benéficas das plantas selecionadas, especialmente árvores (as “plantas ativas”), colocando-as em determinadas posições, após realizar levantamentos eletromagnéticos exatos, conseguindo assim influenciar positivamente o corpo humano, também a uma distância considerável. 

 

Esta terra é a nossa mãe, defende-a, olha por ela, vivendo em harmonia com todas as coisas.

 

É tempo de aproximar os humanos da natureza. É tempo de voltares a cuidar de ti.

Informação Geral

a. A cura pela natureza

Conectar-se à natureza permite que as partes stressadas do teu cérebro relaxem. Hormonas positivas são libertadas no corpo. Vais-te sentir-te menos triste, irritado e ansioso, isso ajuda a evitar o stress e a fadiga, além de ajudar a combater a depressão e a ansiedade. Estar na natureza é conhecido por aumentar a imunidade e levar a menos dias de doenças, bem como a uma recuperação mais rápida de lesões ou cirurgias. A natureza tem um efeito positivo na nossa mente e no corpo. Melhora a saúde do coração e dos pulmões e é conhecido por aumentar o foco, a concentração e a memória.

 

Certas árvores, como as coníferas, também emitem óleos e compostos para se protegerem de micróbios e patógenos.

 

Essas moléculas conhecidas como Phytoncides também são boas para a nossa imunidade. Respirar o ar da floresta aumenta o nível de células “natural killer “(NK) no nosso sangue. As células NK são usadas no nosso corpo para combater infecções, cancro e tumores.

 

“ Caminhar na floresta desobstrui a nossa mente e ajuda-nos a pensar” Aristóteles

 

b.   O que são Banhos de Floresta

O banho na floresta é uma prática de atenção plena na natureza. É um passeio onde mergulhas na floresta de maneira consciente, usando os teus sentidos para te conectares contigo e com a natureza e obter toda uma quantidade de benefícios para a tua saúde física, mental, emocional e social.

 

c.  Benefícios dos Banhos de Floresta

Começas a conseguir desligar-te de pensamentos indesejados.

Começas a sentir-te menos irritado, ansioso e triste.

Aumenta a autoestima e confiança.

Superas o medo, a dúvida e a mente inquieta.

Evita stress e desgaste.

Dormes melhor e descansas.

Reforças a capacidade de controlar os desejos, desistir de vícios.

Encontras a paz e a felicidade no momento presente.

Melhoras os relacionamentos.

Encontras respostas para perguntas e decisões importantes.

 

d. Como pratico o banho de floresta?

No início deves procurar um Guia de Banhos de Floresta certificado. Este vai orientar-te de forma segura e eficaz nas tuas primeiras experiências. 

 

Podes praticar o banho na floresta em qualquer espaço seguro da natureza. Os princípios principais são ir em silêncio e ir devagar. Usar os sentidos para encontrar coisas na natureza que tragam paz e felicidade. Através de atividades de conexão com a natureza e de exercícios sensoriais, podes alterar os teus níveis de humor e energia, resultando em uma série de benefícios. O tempo recomendado para o banho de floresta é de pelo menos 2 horas por semana.

 

“ Uma incursão para um banho de floresta uma vez por mês é suficiente para manter um nível elevado de atividade das células exterminadoras naturais” Dr. Qing Li

Livro

O livro “Ngura – Floresta de Cura” foi escrito com o objetivo de despertar e promover o ganho de clareza em relação ao reino vegetal, nomeadamente em relação às florestas.

 

Este livro nasceu de um sonho: plantar uma grande floresta de cura em Portugal que nos aproxime da Natureza. É tempo de voltares a cuidar de ti, questionando-te sobre estes seres vivos chamados árvores.

 

Serão as árvores inteligentes? Capazes de nos curar a nível físico e psicológico? Serão elas seres que se comunicam com o ambiente que as rodeia?

 

Para responder a estas questões é necessário recuar no tempo, a um tempo onde o homem e o reino vegetal eram um todo. é necessário que a ciência e a sabedoria ancestral deem as mãos e em conjunto tracem um modelo para a nova era que está a chegar. A Natureza faz parte de ti.

 

A intenção deste livro é a de voltares a confiar na floresta, na tua floresta interior desejosa de receber este abraço da grande mãe árvore, da grande Mãe-Terra.

 

Elas poderiam muito bem viver sem nós …  já nós, sem elas, nunca existiríamos enquanto espécie. Elas estão aqui para nos ajudar a evoluir e a curar.

 

Estás pronto paras escutar?

v

Attttt vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos qui blanditiis praesentium voluptatum.

Guia Prático

Faça download do nosso guia prático gratuito.
Download

Enviar link de download para:

Confirmo que li e aceito a Política de Privacidade.

You don't have permission to register

Reset Password