O Yoga no Processo de Mudança Interior
O processo de mudança, um tema que pode ser tão depressa intimidante como desafiador.
Existem personalidades em que a mudança é encarada de forma leve e prazerosa, onde até faz parte do dia-a-dia enfrentarem-na como forma de desafio e crescimento pessoal. Mas também existem outras personalidades, em que a mudança lhes provoca medos e ansiedades profundas, muitas vezes de forma limitadora.
No entanto, a tão falada mudança, que na realidade é uma mudança de atitude perante a vida, de paradigmas, de consciência, para que o verdadeiro despertar e crescimento, aconteça.
Não basta “tomar comprimidos” e ficar à espera de que tudo se ajuste por si só. É necessário mudar de postura em relação à vida e ao lugar onde te colocas perante ela. Temos sempre dois caminhos que podemos optar, o que nos coloca como vítimas das circunstâncias ou o que decidimos perante elas agir e não deixar que nos limitem ou definem.
Assim sendo, posso te dizer que mudar é possível, para qualquer um de nós, independentemente da idade, sexo, religião, entre outros.
Podes mudar a tua postura, comportamento, os teus pensamentos e até a tua saúde física e emocional. Hoje em dia existem vários estudos realizados, sobre diversas práticas que te ajudam-no teu dia-a-dia a implementar a mudança.
Curiosidade
O cérebro pode mudar a sua forma anatómica, e somos nós que temos a extraordinária capacidade para o “moldar”, sempre que o fazemos, de modo inconsciente, adaptar-se aos nossos interesses e rotinas. Agora imaginem o que podemos fazer se for usado de forma consciente, para atingires os nossos potenciais e objetivos. Para que o processo se atinja, devemos realizar de forma persistente e repetitiva, rotinas intencionais, até que o cérebro as faça de forma natural e prazerosa.
E é justamente nesta fase que o Yoga, pode entrar e ajudar a mudar a tua vida e o teu cérebro!
Foi graças ao Yoga, em grande parte, que a minha vida mudou. Eu mudei e passei a ver a vida de outro prisma.
O Yoga é uma filosofia de vida milenar, em que os seus ensinamentos vão muito além da prática de Asanas (posturas) no tapete. Ele tem consigo uma forma de viver e ver a vida única, em que nos ensina, “o caminho de volta a casa”, ou seja, ao nosso interior e à nossa essência.
Ele também nos ensina a ver a vida e todos os seres como únicos que são, a respeitar o próximo, a não julgar, a desenvolver mais empatia com o outro, a natureza e o mundo.
Ajuda a encontrar a coragem necessária nos dias mais sombrios, a ampliar a alegria nos dias mais belos. O Yoga ensina-te a SERES, quem tu vieste realmente para SER.
Mas de forma prática, como podemos usá-lo como ferramenta no nosso processo de mudança?
Através da prática diária dos seus ensinamentos. A prática de Asanas (posturas), Pranayamas (respiração consciente), Mantras (sons sagrados), leitura e implementação dos Yamas e Niyamas (parte ética do Yoga).
Os yamas e niyamas têm como objetivo a purificação do indivíduo a todos os níveis. Não são exclusivos do Yoga, mas são essenciais para o yoga. Sem eles, podemos conseguir dominar as técnicas de forma perfeita, mas para que possamos caminhar na direção certa, temos de os ter presentes e fazer deles a principal prática.
Estes são os ensinamentos base que me ajudaram a manter o foco, a confiança e a fé em mim e no que me rodeia.
Mas primeiro tive de criar um forte compromisso comigo mesma, agregar uma motivação suficientemente forte, que me valeu nos dias mais nublados, evitando que perdesse o foco.
Para que possas levar para a prática o Yoga, e este ajudar-te neste teu processo, sugiro
6 Passos para que inicies a tua caminhada:
- Tira um tempo para ti, e reflete sobre o que precisa de ser mudado em ti e na tua vida;
- Cria o compromisso contigo de iniciares o processo;
- Escolhe, uma motivação interior, que seja forte o suficiente, para que nos dias mais difíceis ela te ajude a levantar;
- Procura um professor de Yoga, com quem sintas ligação, confiança e a vontade, para iniciares a prática;
- Leva a prática para fora dos dias de aula, ou seja, reserva diariamente no mínimo 10 min para ires ao tapete, e cria uma rotina que possa ser aplicada nesse espaço de tempo;
- E o mais importante, leva os ensinamentos do Yoga para a tua vida diária e relações.
Desta forma, vais ver a tua vida florescer e a mudança a acontecer de forma leve!
Por forma a te ajudar a compreender ainda melhor esta questão, fica uma sugestão de leitura:
“Meditação e Yoga”, como alcançar bem-estar físico e equilíbrio emocional, de Bárbara Guevara. Editora Manuscrito.
Se ainda não ouviste o nosso podcast desta semana, convidamos-te a ouvir e desta forma a conseguires compreender ainda melhor esta questão da mudança e deixares que seja uma inspiração para este início de mês!
Mantra do mês:
“Eu tenho em mim toda a coragem e inspiração necessárias, e abraço a mudança com amor”
(Repete Várias vezes ao dia)